Baby boomers: O que são?
O Baby Boom é um fenómeno social ocorrido no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para as suas casas e conceberam filhos na mesma altura, numa tentativa de restaurar as perdas da guerra.
Um baby boomer é então uma pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa, Estados Unidos, Canadá ou Austrália.
Foram os primeiros a crescer com a televisão como principal meio de comunicação de informações. Na infância, adolescência e vida adulta jovem presenciaram a Guerra Fria, o que influenciou fortemente a visão política desta geração.Foram os criadores do movimento hippie,sendo os inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.
Caracterizam-se por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho, os seus valores estão baseados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidos pela sua experiência à sua capacidade de inovação.
O contexto sócio-económico dos baby boomers era de otimismo e prosperidade, com uma relativa estabilidade económica nos países desenvolvidos. Devido às boas oportunidades financeiras e possibilidade de estabelecer e manter uma carreira próspera, esta geração apresenta características mais otimistas quanto ao consumo.
Esta geração estabeleceu um estilo de vida que se segue até hoje, relativo ao casamento, compra da casa, do carro, e a busca do tempo destinado ao lazer. Na vanguarda desta geração estavam as influências do rock e a atitude rebelde.
A geração dos baby boomers tem tendência a ser mais conservadora nos hábitos de consumo. Não são facilmente convencidos pela opinião alheia, baseando-se mais em experiências anteriores para determinar a compra. Prezam pela qualidade acima da quantidade e não são defensores de uma marca em particular, apesar de acabarem por optar pelas mais tradicionais em função das suas vivências anteriores. Ou seja, é muito mais provável que um baby boomer adquira um produto de uma marca já consolidada e com determinado status, por já ter vivido alguma experiência com este bem de consumo anteriormente. Marcas novas têm dificuldades de ganhar espaço entre os membros desta geração, sendo geralmente apresentadas a eles por membros de outras gerações mais adeptas da inovação.
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