Baby Boomers vs Gerações X, Y e Z
Geração X
A geração seguinte à dos Baby Boomers é a chamada geração X, dos nascidos da metade da década de 1960 até começo de 1980.São os filhos do baby boomers, que acompanharam as frustrações dos pais por dedicarem uma vida a um projeto de vida nem sempre bem sucedido. Mais céticos e apáticos quanto às mudanças políticas e sociais. Tem maior propensão às novidades, interagindo mais com as tecnologias digitais. No ambiente de trabalho, a geração X é menos fiel às organizações e mais focada em seu próprio plano de carreira, subindo de cargos de empresa em empresa.
Geração Y
A geração Y é também chamada de millenials, por serem os primeiros a chegarem à idade adulta após 2000.
Procuram ser mais comprometidos com a coletividade, otimistas em relação ao futuro e com maior consciência social e ambiental. Propensos a fazer voluntariado e atuar por uma causa relevante aos seus valores. Mais informais que a geração X e os baby boomers, são agitados e vivem numa espiral de informação que os torna cada vez mais impacientes e imediatistas. Grande parte disto é suscitado pela sociedade da informação e o crescente uso das tecnologias e da internet. No mercado de trabalho podem enfrentar problemas de autoridade por não respeitarem a hierarquia da mesma forma que as gerações anteriores e acreditarem em relações mais informais.
Geração Z
A geração Z é formada pelos nativos digitais, nascidos a partir do final dos anos 90, já numa sociedade dependente das tecnologias da informação.
Eles entendem de forma diferente das gerações anteriores questões como privacidade, temporalidade, coletividade e virtualidade. Os dispositivos são extensões do ser e não existe diferença da vida on e offline. Os membros da geração Z são os netos dos baby boomers. Os choques geracionais esperados são relativos à inovação, mais natural para este grupo. A geração Z está começando no mercado de trabalho e é imediatista e exigente, mas também pró-ativa e empreendedora.
Comentários
Enviar um comentário